Apoio ao emprego


Vamos investir no apoio ao emprego!

 

O acesso ao emprego constitui um passo fundamental para os jovens e desempregados  conquistarem e manterem  a sua autonomia!  

O QUE PODE FAZER A CÂMARA?

Promover iniciativas que proporcionem em particular uma experiência ocupacional, bem como o início de uma actividade profissional ou criação do primeiro emprego.

Informar e orientar os jovens nas necessidades com vista à construção do seu próprio percurso.

Criar e/ou apoiar Programas de Ocupação de Jovens  que tenham por destinatários os residentes no concelho que procurem uma ocupação/primeira experiência ligada ao mundo do trabalho.

Apoiar o desenvolvimento de competências sociais e profissionais consideradas fulcrais para a vida activa,  que reforcem a  integração laboral de quaisquer trabalhadores, aos níveis das competências gerais do «saber-fazer» e do «saber-estar».


Criar oferta em áreas formativas na educação, ambiente, desporto, cultura, finanças, social, juventude, comunicação, educação, cidadania ou mesmo segurança em função, maioritariamente, do interesse dos jovens e de quaisquer cidadãos desempregados e das necessidades dos serviços e instituições locais.

Estimular a criação de empresa própria, promovendo programas que orientem os jovens  ou quaisquer outros cidadãos sobre os passos a dar e quanto aos apoios existentes.

Promover iniciativas com o apoio eventual de instituições bancárias e instituições oficiais, com o objectivo de incentivar  sempre o empreendedorismo no concelho.

 

Envidar todos os esforços para conseguir parcerias de investidores – através por exemplo da mediação -  que apostem financeiramente em projectos inovadores para o concelho em áreas de sectores estratégicos.

Criar condições para a ocupação de espaços devolutos no centro histórico da vila e noutros núcleos urbanos das freguesias de Montalvo e de Santa Margarida da Coutada. Essas iniciativas poderão passar ainda pelo apoio inicial a nível do arrendamento.

Sem comentários: