quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Comunicado 1/2013 da direcção de campanha do PSD/Constância

Comunicado 1/2013

Incidentes duma entrevista
 
A direcção de campanha do Partido Social Democrata no Concelho de Constância , confrontada com as surpreendentes declarações da  vereadora/candidata da CDU difundidas ontem pela Rádio Tágide (balanço alargado dos mandatos da CDU em Constância), entendeu tomar as seguintes posições políticas:

Ponto 1 -   A candidata da CDU veio levantar suspeitas sobre as questões estritamente técnicas da inspecção da REFER à ponte sobre o Tejo em 2010 (sem prejuízo da gestão política dos superiores interesses  das populações afectadas com o então encerramento da ponte).  Esta  posição da candidata da CDU  contrasta com o seu tumular silêncio perante os acidentes de Fevereiro e de Agosto últimos ocorridos na CAIMA. Sobre a ocultação dos acidentes por parte da CAIMA à IGAMAOT também nada se ouviu à candidata da CDU. Dois pesos duas medidas. A sensibilização para o problema dos crimes ambientais  não aparece na ordem do dia da  força ecologista.

Ponto 2 -  Contrariamente ao que  foi expressado pela candidata da CDU, não existe plano de emergência interno relativamente à celulose do CAIMA.  Já o confirmámos! Em que ficamos? Lança-se assim para o ar uma afirmação com consequências tão relevantes, sem fundamento? Porquê???

 Ponto 3 - Plano municipal de emergência de protecção civil.  À afirmação da  candidata da CDU em como o PMEPC funciona bem em estrita articulação com bombeiros e equipas de intervenção das empresas,  contrapõe-se um facto muito curioso. Ignorará a candidata da CDU que o PMEPC  de 2ª geração (exigido pelas normas em vigor)  deveria ter  entrado em vigor no final do 1º semestre de 2009 o que ainda não aconteceu?  Ignorará a candidata da CDU  que esse constrangimento obvia à realização de exercícios obrigatórios que têm como finalidade testar a operacionalidade dos planos, manter a prontidão e assegurar a eficiência de todos os agentes de protecção civil e garantir a manutenção da eficácia do plano e das organizações intervenientes?

 
Ponto 4 – Extensão/polo em Montalvo do Centro de Saúde de Constância. O PSD considera demagógicas e pouca  sérias -  politicamente -  as declarações da candidata em como o problema do médico de família é um problema de política governamental. Do mesmo modo se consideram as declarações da candidata em como a câmara sempre esteve disponível para investir seja em equipamentos ou outras áreas. Uma olhadela ao plano plurianual de investimentos e às grandes opções do plano revelam que não está nas prioridades da CMC o investimento na construção da extensão do centro de saúde.  A apregoada requalificação das actuais instalações ficou no papel. O clima de hostilidade  contra a administração central promovido pela CDU sempre prejudica o diálogo, os acordos, as parcerias. Quem quer fazer parcerias não hostiliza o potencial parceiro. Ao reconhecer que a população da margem sul tem de se deslocar territorialmente para aceder aos cuidados de saúde a candidata entra em contradição com as críticas ao Governo.  À pergunta sobre se a CMC tem capacidade económica para construir a extensão do centro de saúde não respondeu. Diz que sempre foi uma prioridade.  No porta  a porta quadrienal?! Nada consta  nas Grandes Opções do Plano/Plano plurianual de investimentos. Pois é... bem prega Frei Tomaz...

Ponto 5 – As declarações da candidata da CDU em como a Marca «Constância»  é fundamental  para o desenvolvimento turístico do concelho constituem uma apropriação política ilegítima do programa do PSD.  Revelam por outro lado a incapacidade da CMC para resolver estrategicamente o problema do desenvolvimento  turístico concelhio.

Ponto  6 – Conselho Municipal de Segurança. A candidata da CDU afirma que têm feito um bom trabalho. Mas também afirma que têm de trabalhar mais em rede. Decida-se!

Ponto 7 – As três medidas. Sendo eleita presidente, a candidata irá pedir uma reunião ao Secretário de Estado sobre a ponte. Irá também bater à porta do Instituto da Habitação. Antes que a revitalização do centro histórico seja irreversível?  Vai exigir o financiamento do centro Escolar de Montalvo (chegou-nos missiva sobre problemas jurídicos...). Ocorre-nos perguntar: mas a CDU não está no poder? Não deixe para amanhã....

Ponto 8 – A candidata da CDU, sem menosprezo dos  outros candidatos, considera-se um verdadeiro porto de abrigo para os cidadãos pelo facto de ser mulher. Acha que sente na pele as dificuldades da actual crise melhor do que os outros. Que poderá ser o rosto das vítimas da crise. O género só por si não garante mais competências políticas....

 Ponto 9 – «Gestão social integrada». Vem agora defender a candidata da CDU  um modelo integrado no apoio aos idosos.  Um gestor por idoso. Pode a CMC  mudar a lei?  E o que faz a CMC no Conselho Local de Acção Social? Ideias mais consentâneas com uma tese de mestrado…

 Ponto 10 – A colocação de um piso sintético em Montalvo anima a candidata. Mas a população de Montalvo precisa de muito mais. Os equipamentos desportivos em Montalvo vão continuar a ser uma miragem… com  a  CDU.

Ponto 11 - «Condições básicas de vida excelentes». Em Constância. Pergunta-se: ao nível da poluição? Para as pessoas com problemas de mobilidade? No acesso à saúde em Montalvo? No acesso ao emprego? Na rede de transportes entre as duas margens? Na criação de espaços verdes nas urbanizações? Na oferta de comércio e de serviços? Na oferta de serviços de interesse público de apoio aos idosos (em especial em Montalvo)? Pois é... Na política de acompanhamento nos impactos ambientais do ecoparque do relvão? Etc

Ponto 12 - A candidata divulgou que participou em diversas reuniões oficiais e lá foi revelando dados e informações.  Confunde as funções de autarca com as de candidata.
Ponto 13 – «Temos excelentes dirigentes associativos».   Por achar o que acha sobre diversos dirigentes a candidata  da CDU convidou-os para as suas listas. Sem olhar a outras preocupações.

A cassete da candidata da CDU contra as políticas governamentais são as mesmas que a CDU usava na assembleia municipal quando o Governo era socialista. Leiam as actas....

O PSD não perdeu o sentido crítico. Estamos em campanha. Vai haver eleições.

Constância, 13 de Setembro de 2013

A direcção de campanha do PSD/Constância

Sem comentários: