Proposta para melhorar a segurança rodoviária


PROPOSTA PARA MELHORAR A SEGURANÇA RODOVIÁRIA
E MAIS RESPEITO PELAS PESSOAS DEFICIENTES E /OU INCAPACITADAS.

Objectivo 1 - Criação do Plano Municipal de Segurança Rodoviária (instrumentos que têm sido co-financiados pelo QREN)

Nota prévia - Não encontrámos registo do mesmo nas actas ou páginas da CMC.

Com a criação das portagens na A23 aumentou em larga escala o fluxo de trânsito na antiga EN nº 3, com determinados picos, sendo necessário rever a sinalização na referida estrada.

Há sinais escondidos por árvores, passadeiras parcialmente irreconhecíveis e é frequente a excessiva velocidade com que circulam na estrada os condutores. Quando os peões se encontram a atravessar passadeiras acontece, não raro, os condutores continuarem o seu trajecto pela faixa livre. Impunemente;

Por outro lado, continuam a existir constrangimentos preocupantes quanto ao trânsito no EN 118, em particular nos cruzamentos com as estradas municipais e militares. Quando os semáforos não funcionam os condutores que saem da estrada da Portela e entram na EN 118 correm um perigo iminente (!!!) porquanto existem barreiras físicas nos campos de visão que delimitam fortemente a sua acção. É sempre uma aventura aquele cruzamento, quando os semáforos estão fechados. A velocidade com que circulam naquela estrada 118 é muito preocupante. Temos na memória casos dramáticos ali ocorridos.

Outro problema. A Câmara CDU substituiu há uns anos na vila os pavimentos regulares dos anos 80, por pavimentos irregulares, com paralelos mal colocados - que constituem um perigo/obstáculo constante para a pessoas com deficiência e/ou incapacidades. Em particular na parte de cima da vila. Há, de outra banda, na vila, passeios junto à própria EN n.º 3 demasiado altos que constituem um obstáculo evidente para a circulação de peões com deficiência e/ou incapacidades. E há casos de pessoas vítimas de quedas, que já originaram os devidos procedimentos.

Tem-se notícia com alguma frequência do registo de acidentes no cruzamento da estrada militar da CMSM com a EN 118, cuja sinalização caricata é do conhecimento geral. Há ai buracos enormes junto aos semáforos há imenso tempo!!! O município é ouvido quanto às intervenções a executar no âmbito da rede pública.

É urgente definir uma estratégia que respeite directamente às pessoas com deficiência / incapacidade. É urgente o desenvolvimento de uma cultura de educação para a segurança rodoviária, a par da fiscalização do estacionamento em meio urbano e do comportamento dos peões e ainda com o programa nacional integrado de melhoria da assistência às vítimas.

As pessoas com deficiência/incapacidade poderão obter grandes benefícios a serem introduzidos no zonas urbanas. Estes deverão resultar duma correcta concepção de passagens de peões, numa maior qualidade da informação rodoviária e ainda numa cuidada aplicação das normas técnicas em vigor para a via pública.

O poder autárquico é um agente fundamental para a implementação de políticas locais de prevenção e de combate à sinistralidade.

É necessário conceber uma estratégia concreta de actuação que culmine num Plano Municipal de Segurança Rodoviária.

Caso se conclua pela criação do PMSR é previso avançar com a definição, desenvolvimento, implementação e controlo do plano, atenta a estratégia nacional de segurança rodoviária enquanto documento orientador das políticas até 2015.

A criação de um observatório municipal de segurança rodoviária terá a função de monitorizar a execução do PMSR.

Nesse contexto a afectação no organigrama do Município de um sector com competência regulamentar e dimensão física, ligado ao trânsito, deverá proporcionar e garantir a execução do próprio PMSR.

Acções a incluir num PMSR:

- REGULAMENTO DE TRÂNSITO
- MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO
- MEDIDAS DE ACALMIA E SEGURANÇA
- REDE DE ILUMINAÇÃO PUBLICA
- PASSEIOS, PAVIMENTAÇÃO E ALARGAMENTO DE VIAS

Têm existido fundos do QREN para os PMSR!!!

Objectivo 2 - Integrar e apoiar protocolos no âmbito das campanhas de segurança rodoviária em especial que visem a protecção dos mais frágeis.

Objectivo 3 - Sensibilizar a comunidade educativa e os cidadãos em geral para a importância da Educação Rodoviária, incentivando a prática de comportamentos seguros, responsáveis e solidários, enquanto competências do desenvolvimento global do indivíduo:

-Exemplo de Medidas/acções
Promoção de um projecto semestral e eventualmente itinerante

A sala de aula funcionará num autocarro. Aí os participantes terão uma sessão teórica. A sessão prática decorrerá num circuito de karts junto ao Zêzere. Será instalada uma pista com rotundas, insufláveis, provida de sinalização vertical e horizontal. A monitorização será feita por técnicos especializados e por membros de forças militarizadas.

Aos participantes nas sessões serão entregues diplomas de participação "Condutor Seguro".

A Câmara procurará os parceiros naturais para estas iniciativas, públicos e privados.

INVISTA-SE NA SEGURANÇA DAS PESSOAS E SÓ DEPOIS NO CONFORTO DAS BORBOLETAS!!!

Sem comentários: