Orçamento participativo


COMPROMISSO ELEITORAL

 

 

 

 Orçamento Participativo – Fortalecer a Democracia

 

A candidatura do PSD propõe-se promover a  acção experimental «orçamento participativo» (OP). Pretende-se  proporcionar uma cidadania mais activa aos nossos concidadãos. Os munícipes poderão apresentar propostas em concreto, dependentes de regulamento municipal, num calendário  e valores a definir em ordem ao orçamento do ano seguinte.

 

As propostas dos munícipes serão analisadas pelos serviços camarários para efeitos da sua elegibilidade. E estarão sempre condicionadas às Grandes Opções do Plano e ao Plano Plurianual de Investimentos.

 

 

A Câmara Municipal de Constância procederá à votação das propostas/projecto e eventual adopção das mesmas.

 

 
Faseamento

 

1ª fase -  Recepção das propostas on-line e também nas assembleias consultivas para o orçamento e plano de actividades da Câmara Municipal de Constância;

 

2ª fase – Análise técnica das propostas recepcionadas por parte dos serviços camarários competentes, para efeito de  verificação da sua elegibilidade e adequação a  projectos concretos.

 

Cada proposta será analisada e eventualmente adaptada a um projecto concreto (de investimento, manutenção, programas ou actividades), com um custo estimado e uma previsão de prazo de execução. 

 

 

 

3ª fase -  Os projectos que recebam luz verde dos serviços municipais serão apreciados em sessão de câmara e adoptados por maioria, mediante prioridades de elegibilidade.

 

A câmara regulará os procedimentos de participação dos eleitores em pormenor.

 


Sem comentários: